A história da família Holzhausen é uma narrativa de muita luta e determinação, foram muitos obstáculos, e por diversas vezes passaram por dificuldades mas não fraquejaram.
Início dos anos 60, o senhor Eduardo Ricardo Holzhausen recém casado com a senhora Yvonne Teixeira Holzhausen eram comerciantes na cidade de Assis, em meio à recessão de 1964 o senhor Eduardo Holzhausen decide retornar para pequena propriedade rural da família na Cidade de Tarumã, onde seu pai, o senhor Henrique Holzhausen mantinha aproximadamente 400 aves.
O casal decidido a começar uma nova vida começa então uma dura batalha, enfrentando as dificuldades daquela época, por exemplo, a escassez de energia elétrica que obrigou o senhor Eduardo Holzhausen a passar muitas madrugadas em uma pequena casa na vizinhança monitorando o primeiro lote de pintainhas de duas mil aves. Tem ai o início da Granja Água Bonita, nome sugerido por um representante comercial no momento em que fazia a primeira venda de ração para a granja.
Como em todo empreendimento, o início foi difícil, mas a cada conquista renovam suas forças. Por diversas vezes sonhavam com aquilo que ainda não existia e o coração passa a desejar como se fosse real, das lutas do passado vem a força e inspiração para conquistas ainda maiores no futuro.
Dia após dia acumulando as experiências foi se formando a opinião de um empresário e reconheceu que era preciso crescer para aumentar os lucros, mas com cuidado de não aumentar os custos. Então a Granja Água Bonita cresce e chega ao plantel de 10.000 aves, o cuidado com administração sempre foi levado a sério pelo senhor Eduardo Holzhausen. Em 1968 vivem um dos momentos mais tristes da família, o senhor Henrique Holzhausen, seu pai, vem a falecer, o apoio do senhor Henrique era muito importante naquele momento, ele era responsável pelo transporte dos ovos e negociação com a cooperativa.
1975 – UM ANO DIFÍCIL
Neste ano muitas granjas da região fecharam suas portas por dificuldades financeiras, e foi neste momento que a Granja Água Bonita deu seu maior salto de crescimento, comprando gaiolas em bom estado e aves que ainda estavam em produção das granjas que fecharam. E mais uma vez senhor Eduardo Holzhausen conta com o apoio dos amigos que fez ao longo do tempo, alguns representantes comerciais o auxiliavam a vender a produção de ovos, outros davam dicas e orientações quanto as máquinas que viria a comprar para modernizar a granja, as dificuldades não o intimidavam e neste mesmo período adquire a primeira máquina para classificação dos ovos, tarefa que até então era feita manualmente.
Com o passar dos anos a infraestrutura foi sendo ampliada e novas forças somavam-se com a chegada dos filhos: João Henrique, João Marcos e João Eduardo, para dividir as tarefas diárias. Eles foram muito importantes e contribuíram para que a granja prosperasse.
Os anos passam, os filhos crescem e a granja prosperava, novos empreendimentos surgem e o senhor Eduardo Holzhausen decide então, deixar a gestão da Granja Água Bonita com filho João Marcos, ele dá as últimas orientações e pede a ele que se prepare para os momentos adversos, pois esta é a única certeza que um empresário deve possuir, que vão existir altos e baixos. Decide se mudar para a Fazenda no Estado do Tocantins, junto com os filhos João Henrique e João Eduardo.
Atualmente João Marcos já conta com apoio de seu filho, Pedro Holzhausen para dividir as tarefas, com um plantel de 100.000 aves os trabalhos aumentaram e a visão para o futuro é maior ainda.
Pedro Holzhausen, a exemplo do avô, tem planos inovadores para desenvolvimento da Granja Água Bonita, ele está determinado a dar continuidade ao negócio da família que desde a década de 60 tem provido e prosperado a todos.
Mensagem do Senhor Eduardo Ricardo Holzhausen
Para meus filhos e netos,
partindo do zero e sem recursos, unindo forças com quem podia e dedicando muito trabalho, hoje vejo que esta luta valeu a pena, estou colhendo os frutos. O maior prêmio para mim é ver vocês bem encaminhados e prosperando.